Foto: Divulgação
Hamilton Mourão, do Republicanos, foi eleito o novo senador pelo Rio Grande do Sul com 44,11% dos votos. Na disputa, que encerrou no primeiro turno das eleições neste domingo (2), o atual vice-presidente da República concorreu a vaga com o ex-governador Olívio Dutra (PT), a ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD), Fabiana Sanguiné (PSTU), Maristela Zanotto (PSC), Paulo Rosa (DC), Sanny Figueiredo (PSB) e Ronaldo Teixeira (Avante), conhecido como Professor Nado.
Ao 69 anos, Mourão faz parte da coligação Para defender e transformar o Rio Grande, que além do Republicanos, é composta pelo Patriota, Partido Liberal (PL) e Partido Republicano da Ordem Social (PROS). No país, as eleições ao Senado ocorrem alternadamente, sendo eleito dois terços em um pleito e um terço em outro. Este ano, apenas uma vaga estava em jogo.
Com a decisão, Mourão, que tem como suplentes Liziane Bayer e Coronel Andreuzza, passará a representar o Estado entre os 81 senadores do Congresso Nacional a partir de 2023.
Leia também:
Lula e Bolsonaro estão no 2º turno das eleições presidenciaisOnyx e Leite disputam o segundo turno das eleições para o governo do Estado
Trajetória
Filho de Antonio Hamilton Mourão e de Wanda Coronel Martins Mourão, Hamilton Mourão nasceu em 15 de agosto de 1953, em Porto Alegre. Após concluir os estudos no Colégio Militar de Porto Alegre, ele ingressou, em fevereiro de 1972, no Exército Brasileiro, especificamente na Academia Militar das Agulhas Negras. No final de 1975, graduou-se em Ciências Militares, sendo declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia.
Mourão também é Mestre em Operações Militares e Doutor em Ciências Militares. Durante os mais de 45 anos de carreira, foi comandante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, no Amazonas; comandante da 6ª Divisão de Exército e de Comandante Militar do Sul, ambas em Porto Alegre; e secretário de Economia e Finanças, em Brasília.
Em fevereiro de 2018, Mourão deixou o cargo para assumir a presidência do Clube Militar, no Rio Janeiro, e posteriormente, concorrer como vice-presidente da República pela chapa encabeçadas por Jair Bolsonaro (PL).
Mourão é casado com Paula Mourão, tem dois filhos (Antonio Hamilton e Renata) e cinco netos.
Leia todas as notícias